sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O Graouli, os romanos e o cristianismo

São Clemente de Metz leva o Graouli ao rio Seille

Para aqueles que terminaram de ler "A Queda de Sieghard", muitos ficaram atônitos com o aparecimento de um lagarto alado diferente que atacou Formiga no Pico Das Tormentas. O nome dele? Graouli!

Antes de falar do Graouli propriamente dito, é importante salientar que mesmo os lagartos alados (ou serpes) tem sua origem mitológica. Eles são derivações da figura de um dragão (2 membros superiores chamados de patágios - as asas - e dois membros inferiores, ou "pernas") e sua imagem foi primeiro descrita por legiões romanas de Trajano na Dácia (hoje Romênia), servindo posteriormente de símbolo do reino de Wessex e País de Gales na Batalha de Burford.

O Graouli (ou Graoully) é uma variação de serpe, mas faz parte da mitologia cristã. Segundo a lenda, o animal morava no anfiteatro de Metz (França) e foi derrotado por São Clemente de Metz quando este envolveu o pescoço da fera com sua estola benzida e a afogou nas margens do rio Seille. Segundo Clemente:

"Era uma figura monstruosa, ridícula, repulsiva e assustadora para as crianças. Ele tinha olhos maiores que a barriga, a cabeça mais larga do que todo o resto do corpo, com amplas, largas e horríveis mandíbulas bem-dentadas tanto em cima quanto embaixo"

Hoje em dia, se puder passar em Metz na França, não deixe de visitar a Cathédrale Saint-Étienne de Metz e vários outros locais na cidade repletos de esculturas e representações do Graouli!

0 comentários: