quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Significado dos nomes: Cidades


Véllamo

A Muralha de Véllamo
Do finlandês Velloa, nome feminino que significa "o agitar violento do mar". Capital  da província de Salácia, seu nome vem do fato de Véllamo ser a cidade que mais sofreu com Maretenebrae em todo o reino. Na costa da capital portuária, uma poderosa muralha foi levantada com o intuito de impedir a violência do Grande Mar sobre seus habitantes. A muralha de Véllamo data de eras remotas e é mantida pelos sálatas desde que foi construída. Em suas passarelas, entre as ameias da fortificação, se encontram também robustos canhões, a princípio colocados ali para defender a cidade de feras marinhas. Em tempos de calmaria, Véllamo possui um píer de atracação, onde os pequenos barcos pesqueiros dos argonautas descansam. Sempre movimentada, a capital portuária é o centro principal de comércio de frutos do mar e sal muireano. Também é onde se encontram as tavernas com as comidas mais saborosas do reino.



Muireann

Muireann e os campos de sal
Do gaélico Muireann, nome feminino que significa "mar justo". Situada às margens do Bosque dos Trapaceiros, Muireann é uma cidade-satélite da capital Véllamo, província de Salácia. Ao contrário de Véllamo, Muireann é tranquila e pacata, com mais atividades rurais e de subsistência que comerciais. É dela que provêm praticamente todo o sal consumido no reino de Sieghard - o sal muireano - , razão pela qual Muireann não conhece a pobreza (por isso o nome "mar justo". O sal do mar, sua coleta e seus consequentes benefícios econômicos é visto como um ato de misericórdia do próprio Maretenebrae). Seus habitantes são, em grande parte, comerciantes de Véllamo, que, por sua proximidade com a capital portuária, escolheram habitar na calma cidade-satélite e levar uma vida dupla: trabalho em Véllamo, descanso e família em Muireann. Os habitantes originais são pescadores, agricultores ou coletores de sal (conhecidos como tuaregues).


Adaluf

Do germânico adalwolf, nome masculino que significa "nobre lobo". Adaluf, uma aldeia com milhares de habitantes, é a capital de Everard, uma província tomada em sua maioria pela Mata dos Viventes. Por isso, seus vilarejos, aldeias e cidades têm nome relacionados a animais que habitam nesta floresta. Com Adaluf não é diferente. É famosa por originar habilidosos arqueiros, como o nosso protagonista Roderick. Fora de Everard, principalmente em cidades cuja prática religiosa é mais forte, Adaluf se torna mais conhecida pelo seu apelido "Cidade dos Libertinos". Sir Nikoláos descreve seus habitantes no capítulo V de "A Queda de Sieghard"

[...] Conta-se que os arqueiros de Adaluf, da província de Everard são os melhores de todo o reino, podendo acertar um falcão que imprime toda a sua velocidade em um ataque a muitas braças de distância. Pude observar arcos e bestas de todos os tipos e tamanhos, cada um representando uma aldeia ou vila daquela portentosa região. Seus corpos são esguios, com traços finos e delicados, seguramente não aptos para o combate corpo-a-corpo [...]


Kemen

Do basco kemen, nome masculino que significa "coragem, vigor". Kemen é a cidade dos guerreiros bárbaros e de onde vem o nosso protagonista Braun. Como tudo na província de Sevânia, todos os nomes são simples e diretos, sem rodeios e nenhuma pompa. Assim é com a sua capital, Kemen. Para os sevaneses, uma cidade de guerreiros valorosos só podia se chamar "coragem". Sir Nikoláos descreve seus habitantes no capítulo V de "A Queda de Sieghard":

[...] O efetivo veio, em sua maioria, de Kêmen, uma cidade que repousa às margens do Grande Lago, conhecida por seus valentes e bravos veteranos, que serão o bastião de nossa infantaria pesada. São grandes e destemidos, porém, a meu ver, um pouco estúpidos; estão longe da disciplina rígida de Askalor. Gostam de lutar sempre com brados de ânimo, o que pode nos conferir uma ampla vantagem em caso de confrontos reais [...]


Alódia

Do visigótico alodia, nome feminino para "ricos forasteiros". Seu nome vem do fato de Alódia ter sido fundada e patrocinada por ricos comerciantes que viram na antes pequena aldeia um ponto estratégico de distribuição e comercialização de mercadorias, já que se situa no centro de todas as rotas comerciais de Sieghard. Tais comerciantes eram, em sua maioria, forasteiros (um fato que foi esquecido pelos alodianos pois os estrangeiros que se aproximam da cidade são tratados como se fossem ladrões).  Alódia é o lar do simpático protagonista Formiga (Brogan Bheli), filho dos proprietários da Taverna do Bolso Feliz, e capital econômica de Askalor (o Domo do Rei, também em Askalor, é a capital oficial de todo o reino). É destaque na "Queda de Sieghard" por sediar uma batalha sangrenta a qual foi denominada "O Assédio de Alódia". Uma canção popular chamada "Ode à Alódia" é tema de uma das partituras encontradas nas páginas finais do primeiro livro:

Se ao norte você quer chegar,
Os bolsos você deve esvaziar.
É melhor em Alódia repousar,
E não as agudas montanhas atravessar.


Tranquilitah

Derivação do latim tranquilitae que significa "tranquilidade". Pertencente à província de Vahan Ocidental, a cidade de Tranquilitah é a última contemplada pela Estrada Real ao norte. Situada no vale entre as montanhas alodianas e as egítisias, o seu nome se deve ao fato de ser o último refúgio de descanso dos nobres. Grande parte dos nobres de Askalor (inclusive o rei) possuem casarões em suas villas particulares , afim de fugirem temporariamente dos assuntos políticos e conseguirem um pouco de tranquilidade. É também em Tranquilitah que se encontra a academia militar, onde se realizam torneios e provas para a formação de novos combatentes da Guarda Real Siegarda.

Keishu

Do japonês keishu , cuja tradução para o português é "guarda", "sentinela", "vigia".  A cidade-vila de Keishu, fica situada no extremo norte de Sieghard e é a capital da província de Vahan. Seu nome vem do fato que ela é "guardadora" de muitos mistérios. O nome porém, pode ser interpretado de várias maneiras. Keishu é a cidade que dá acesso a Egitse, o corredor da morte, portanto "vigia" as suas portas. Outros mistérios também envolvem a cidade por ela ser lar de muitos magos do reino, incluindo nossa protagonista Chikara, e detentora dos conhecimentos esotéricos de todo o reino: livros, papiros e artefatos mágicos; por isso, muitos siegardos a chamam de Sentinela da Sapiência.

0 comentários: