sábado, 6 de outubro de 2012

Significado dos nomes: Acidentes Geográficos

Bico de Astur

Astur (do Bico de Astur)



Do inglês provençal astur, nome masculino que significa “águia”. O Bico de Astur ou Cabo de Astur, é um cabo (porção de terra que se estende por Maretenebrae) cuja origem do nome vem do fato de sua forma no mapa de Sieghard remeter ao bico de uma águia.






Pekko (do Bosque de Pekko)

Deus Pekko (à esquerda)
Do finlandês pekko, masculino, que é o nome do deus finlandês dos campos e colheitas. O Bosque de Pekko é uma pequena faixa de vegetação situado na província de Bogdana entre o Velho Condado e o estuário do rio Nakato. Anteriormente à unificação, o local chamava-se Minas Pekko, devido à intensa mineração de aurumnigro, o metal mais precioso do reino. E ainda antes disso, Campos de Pekko, descrito como “campos extremamente produtivos, onde se cultivavam legumes e verduras para os moradores do Grande Condado”. Daí a origem do nome. Antes uma região próspera, o bosque cresceu sobre as falidas minas de aurumnigro. O Grande Condado, também igualmente próspero, foi abandonado, dando lugar a pastores e ermitãos que buscavam uma vida livre de dor e angústia. Juntos, formaram a pequena aldeia chamada Velho Condado, lar de nosso protagonista Petrus.


Argonautas (da Península dos Argonautas)

Península dos Argonautas
Do grego argos que significa “brilhante”. Cabe aqui diferenciar os argonautas siegardos do famoso mito grego de “Jasão e os Argonautas”, cujo nome está relacionado aos marinheiros do navio chamado “Argo”. Os argonautas de Maretenebrae são os marinheiros siegardos de pequenos navios pesqueiros que habitam esta península, cuja areia da praia é caracterizada por grãos muito brilhantes, dando uma visão extraordinária para quem a vê pela primeira vez à noite, mas que para quem não está acostumado, é praticamente certo perder a visão depois de uma ou duas auroras de exposição. Os pescadores desta região se caracterizam por sobrancelhas avantajadas e volumosas, olhos pequenos e bochechas altas e rígidas. Tal disposição do rosto serve como tapa-sol natural para se proteger do intenso brilha da praia.


Bakar (o vulcão)

Bakar
Do basco bakar, nome masculino significa “solitário”. Bakar é um vulcão ativo que se localiza nas planícies de Azaléos, um lugar seco e inóspito, mas que alguns teimam em dizer que lá habita um povo lendário chamado “Os Azalenos”. O significado de seu nome vem do fato que Bakar é a única grande elevação existente em Azaléos. Nas palavras de Victor Didacus (capítulo X):

“O vulcão que reina soberano nas planícies de Azaléos, como um déspota pisoteando seus servos, transformando-os em migalhas. Esse é Bakar, o imperador de uma terra dominada pelo calor do fogo. Sintam o poder daquele que faz de escravo todo o cenário à sua volta.”


Egitse (o corredor da morte)

Egitse
O inverso de Estige, do grego styx que significa “ódio” ou “detestado”. O rio Estige, na mitologia grega, “é o rio infernal da invulnerabilidade, um dos rios do Hades”. Posteriormente seu nome foi utilizado na obra de Dante Alighieri, “Divina Comédia”, localizado“no 5°Círculo do inferno, onde ficam os acusados de ira, inveja e soberba, batendo e se torturando”. O fato de utilizarmos o nome Estige ao inverso vem do fato de querermos esconder um propósito. Egitse em Maretenebrae é uma passagem sobre um rio eternamente congelado situado entre altas montanhas geladas de Vahan Ocidental.  Um corredor mortal. E porque não dizer: um rio infernal? Onde os nossos protagonistas representados pela ira, inveja e soberba irão sofrer?

0 comentários: